Resultados da Sonae Sierra crescem 7% no primeiro trimestre

Por Revista Invest | 7 de maio, 2015
  • Atualidade
    Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra.
A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, apresentou um resultado líquido de 12,6 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, o que representa um crescimento de 7%.

No primeiro trimestre, a empresa destaca ainda o aumento significativo dos resultados operacionais, bem como a sua contínua expansão internacional através do reforço da atividade de prestação de serviços com a assinatura de novos contratos de gestão, comercialização e de desenvolvimento de centros comerciais de terceiros.

 

As vendas dos lojistas do portefólio europeu registaram uma subida de 4% nos primeiros três meses de 2015, numa base comparável com o período homólogo de 2014, destacando-se o crescimento de 4,6% em Portugal e de 6,3% em Itália. Quanto ao Brasil, continua a registar uma performance positiva, com uma subida de 9,6% (em BRL) face ao mesmo período de 2014.

 

A taxa de ocupação global do portefólio foi de 95,8%, acima dos 94,6% registados em igual período do ano anterior, refletindo a melhoria do contexto económico em que a empresa opera e a confirmação do sucesso da estratégia seguida pela Empresa com o objetivo de potenciar a qualidade dos seus ativos.

 

“O primeiro trimestre de 2015 confirmou a tendência de recuperação no mercado europeu, mantendo-se um crescimento sustentado da nossa performance operacional com um impacto direto nos proveitos das rendas”, realça o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira. “Prosseguimos a estratégia de valorização dos ativos, de que é exemplo o investimento recente na renovação do Centro Vasco da Gama, um dos ativos com melhor desempenho do portefólio da empresa em Portugal”, acrescenta.

 

Nestes primeiros três meses do ano o resultado direto foi de 14,5 milhões de euros, representando um crescimento de 24% face ao período homólogo de 2014, apesar do impacto negativo das vendas de ativos realizadas em 2014 (o Le Terrazze, em Itália, e La Farga, em Espanha). Numa base comparável, o crescimento do resultado direto é de 29%.

 

O crescimento orgânico dos resultados diretos deve-se sobretudo ao aumento das rendas dos Centros Comerciais na Europa e Brasil, fruto da recuperação económica que se tem vindo a assistir no mercado europeu e do aumento da taxa de ocupação dos mais recentes Centros no Brasil. Estes fatores contribuíram igualmente para um crescimento de 3% no EBITDA, que atingiu €26,3 milhões. De destacar ainda o esforço da Empresa para reduzir os custos financeiros através da otimização da dívida bancária.

 

 

Valorização em Portugal

                    

Ainda recentemente, a Sonae Sierra anunciou um investimento de 8 milhões de euros no Centro Vasco da Gama com o objetivo de melhorar a qualidade do Centro, de acordo com a estratégia de valorização do portefólio que tem vindo a ser seguida pela Empresa.

 

As renovações refletem a contínua preocupação com a valorização destes espaços, ao nível do reforço da oferta comercial, serviços e da componente de lazer, adaptando os espaços às tendências mais atuais no sector.

 

 

Novos contratos na Alemanha

 

Também bestes primeiros três meses do ano, a Sonae Sierra reforçou a sua atividade de prestação de serviços a terceiros com a assinatura de três novos contratos de gestão de centros comerciais na Alemanha.

 

Os novos contratos conquistados na Alemanha abrangem as atividades de gestão, comercialização e marketing de três ativos da Union Investment em Hamburgo, a segunda maior cidade alemã: Quarrée Wandsbek-Markt, Mercado e Geschäftshaus Ottensen que no seu conjunto perfazem uma Área Bruta Locável (ABL) de 105.800 m2 e um total de 171 lojas.

 

Com estes novos contratos, a Sonae Sierra passa a ter a seu cargo a gestão e comercialização de um total de oito centros comerciais na Alemanha, localizados em Berlim, Hamburgo, Munster, Weiterstadt e Solingen, com uma ABL total de 300 mil me mais de 650 lojas.

Sonae, Sierra, resultados, trimestre,

Partilhar

Destaque

Empresas familiares – por Manuel Liberal Jerónimo