Qual é o papel do Banco de Fomento?

Por Revista Invest | 17 de abril, 2015
  • Atualidade
    O orador desta iniciativa é o presidente do IFD, José Fernando Figueiredo.
Este é o mote do jantar-conferência que a Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar na próxima quarta-feira, com o presidente daquela instituição pública.

É conhecido por Banco de Fomento, mas, na realidade chama-se Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD). O seu objetivo fundamental é ajudar à recapitalização das "boas empresas" com a ajuda dos fundos europeus, como disse o ministro da Economia, mas pouco ainda se sabe desta instituição, criada em outubro de 2014, com sede no Porto.

 

Mas, no dia 22, quarta-feira, pode ficar-se a conhecer melhor esta instituição financeira pública, uma vez que irá realizar-se um jantar-conferência com o seu presidente, José Fernando Figueiredo, que irá fazer uma comunicação sobre "O Papel da Instituição Financeira de Desenvolvimento no Financiamento das Empresas".

 

A iniciativa é da associação empresarial Nerlei, de Leiria, que cria assim o espaço para os empresários da região perceberem melhor como poderão vir a usufruir do apoio do IFD, numa intervenção de José Fernando Figueiredo, nomeado para gerir esta instituição em dezembro passado. Licenciado em Economia pela faculdade da Universidade do Porto, onde também frequentou o mestrado em Economia Industrial, o presidente do Banco de Fomento tem sido, nos últimos anos, o rosto operacional do sistema nacional de garantia mútua através da SPGM, entidade que agora será integrada na IFD. Acumulou também a presidência das quatro sociedades de garantia mútua portuguesas.

Nerlei, Leiria, IFD, banco, fomento, conferência,

Partilhar

Destaque

Empresas familiares – por Manuel Liberal Jerónimo